SUPER MANHÃ DA GLOBO

Patrícia Poeta faz faturamento do ‘Encontro’ despencar e Ana Maria se torna a rainha da Super Manhã da Globo

Bruno Pinto

Após anunciar uma grande mudança em sua programação, a Rede Globo enfim conseguiu colocar em prática parte do planejamento programado para o segundo semestre. Uma das alterações mais comentadas foi a chegada de Patrícia Poeta para ocupar o posto deixado por Fátima Bernardes no “Encontro”, que além disso, trocou de horário com o “Mais Você” e passou a ser transmitido mais cedo. Entretanto, toda essa movimetação acabou representando uma queda nos lucros da emissora dos Marinho.

Isso porque, após toda a movimentação feita na grade, o canal foi obrigado a fazer alguns ajustes importantes na tabela de preços referente aos intervalos comerciais daquela descrita como a Super Manhã da Globo. Com isso, a emissora acabou escancarando que a saída de Fátima Bernardes do “Encontro” não foi nada benéfica em diversos setores, dentre eles o financeiro, que já sofreu uma redução desde a estreia de nova versão, sob comando de novos apresentadores.

Segundo informações divulgadas pelo departamento comercial da própria emissora, houve uma queda de pouco mais de R$2 mil nos comerciais do “Encontro”. Atualmente, para anunciar em um dos intervalos do “Encontro”, que passou a ser transmitido às 09h30, a marca precisará desembolsar nada menos do que R$110 mil para cada 30 segundos de filme, enquanto nos tempos de Fátima Bernardes o valor para o mesmo período de tempo era de R$112,2 mil.

Para a alegria do departamento comercial da Rede Globo, o efeito reverso acabou acontecendo com o “Mais Você”, que conseguiu elevar os lucros em 15% em seu novo horário. Se em junho a emissora carioca cobrava R$99,3 mil para uma empresa anunciar no intervalo do programa apresentado por Ana Maria Braga, neste mês será necessário investir um valor maior, que saltou para R$114,4 mil, tornando a eterna companheira de Louro José na rainha da Super Manhã.

Embora o mercado sinalize certa simpatia por Patrícia Poeta, os executivos da Rede Globo conseguem enxergar perfeitamente que a nova apresentadora do “Encontro” ainda precisa caminhar muito para conseguir chegar ao patamar de Fátima Bernardes e Ana Maria Braga, que já são nomes consolidados e muito queridos pelos anunciantes. Vale ressaltar que o intervalo mais caro da grade matinal da emissora dos Marinho pertence ao “Bom Dia Brasil”, que gira em torno de R$122,1 mil por 30 segundos de anúncio.