INDIGNADA

Ex-Malhação se revolta com emissora após contratar Ana Clara como atriz

Matheus Nunes

A TV Globo acabou sendo acusada de racismo por uma ex-contratada nas redes sociais. Nesta sexta-feira (5), a atriz Ana Hikari usou seu Twitter e acusou a emissora de fazer uma abordagem racista na novela Cara e Coragem, que tem como protagonistas Paolla Oliveira e Marcelo Serrado, e o enredo será sobre a cultura oriental. A confusão foi motivada por uma publicação da Globo mostrando Ana Clara e Bruno de Luca usando o figurino da trama.

Tudo começou quando o Gshow, portal de entretenimento da emissora carioca,  compartilhou com seu público uma foto dos bastidores na qual os atores e atrizes Paolla Oliveira, Marcelo Serrado, Ana Clara e Bruno de Luca apareceram usando roupas e acessórios que retratam a cultura oriental. “Pat e Moa serão convocados para uma nova gravação em #CaraECoragem. Desta vez, eles serão os dublês de ação de ninguém mais, ninguém menos que Ana Clara e Bruno de Luca, num set todo inspirado na cultura oriental. Eu já amei!”, dizia a postagem da Globo.

Assim que viu a publicação, Hikari soltou o verbo dizendo que o canal fundado por Roberto Marinho estaria praticando yellowface (termo em inglês que se refere à prática de escolher atores brancos para interpretar personagens asiáticos). Segundo a atriz, não tem como defender a atitude considerada racista também por alguns telespectadores.

‘‘Esse emoticon é a minha foto do crachá de atriz contratada da casa cada vez que a empresa faz uns yellowface/whitewashing/abordagens racistas e eu tenho que fingir que está tudo certo’’, debochou ela. Logo após, Ana compartilhou o comentário de um seguidor dando um incentivo: ‘‘Ela habla (fala) sem medo’’, declarou o rapaz em espanhol. 

Em seguida, Ana respondeu o fã alegando de que está ciente da acusação, apesar de sentir medo: ‘‘Eu hablo con miedo memo kkkkkkkk É hablando aqui, hablando la dentro internamente com quem pode me ouvir… Eu to ciente de que eu não posso fugir do que eu acredito, mas vou sempre com medo do que pode acontecer. Infelizmente o medo ainda me pertence kkkkkk’’

No final, Ana Hikari fez questão de esclarecer sobre o ataque: ‘‘Lembrando que isso não é um ataque pessoal a nenhum ator ou atriz, ok? Essa questão é muito maior do que uma questão individual’’, finalizou. Vale lembrar que Ana Clara Lima, além de ser apresentadora, também é atriz e com DRT [validação da profissão] e começou no teatro com apenas 11 anos de idade, realizou um musical, cinema, TV e atuou em peças.